12 de julho de 2011

Aula_Gestão Empresarial_Plano Operacional_11 e 12

Prezados Alunos, 

Em nosso 12º encontro do curso de Gestão Empresarial, o assunto central foi a elaboração do Plano Operacional. Assim, estudamos sobre a importância do planejamento de Layout (arranjo físico), lembrando que pode ser entendido também enquanto ação de marketing ( o P do Presentation), dialogamos sobre proporcionar um local planejado, com aproveitamento de espaços, otimizado, viabilizar um lugar aconchegante e informativo ao cliente, onde ele irá sentir-se bem. Conversamos sobre iluminação, e o Professor apresentou dados sobre a influência de um bom layout para trazer benefícios de gestão. O exercício desse tema é cada empresa desenvolver seu plano básico de layout. 

Por conseguinte, seguimos nossa aula trazendo o tema da Capacidade Produtiva, ou seja, estimar até onde a empresa poderá atender seus clientes ou fabricar determinado produto, conhecer bem os limites da empresa. Ser realista na estimativa é primordial! 

Sobre os Processos Operacionais, o Prof. Rodolpho Rangel, expôs em sala o conceito e entendimento sobre processo administrativos, e sua importância para o registro dos procedimentos de trabalhos, padrões de ações, bem como visualização de etapas para processos na busca de excelência e realização de trabalhos com eficácia e eficiência na gestão. Foi apresentado como modelos mais utilizados o Roteiro de Rotinas Administrativas (RRA); Fluxogramas e o BPMN (Business Process Modeling Notation). O Prof. Rodolpho Rangel, explicou as etapas básicas para compreensão do BPMN, frisando que atualmente as empresas tem utilizado essa ferramenta para modelar seus processos. Durante boa parte da aula, foram trabalhadas de forma prática as ferramentas básicas do BPMN, e seus benefícios diretos para a Gestão Empresarial.  

Por fim, abordamos a divulgação da necessidade de mão de obra para a empreasa, enfatizando a importância de ser realizado um estudo sobre tal demanda. Foram exemplificados através do atual momento no qual está o EJA (Estaleiro Jurong Aracruz), que por sua vez está apresentando às Associações Comunitárias, Prefeitura e demais orgãos competentes, o seu Programa de Capacitação de Mão de Obra para a Região de Aracruz e cidades vizinhas. 

Bons estudos e lembrem-se de cumprir com os exercícios necessário para o "Plano de Negócio".

Donwload da Aula_11 e 12




0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More