13 de abril de 2013

150 anos do nascimento de Ernesto Nazareth

A busca por compositores brasileiros na história da música
                                                                                                                           

    Nos últimos dias, após ouvir obras de Verdi, Mozart, Vivaldi, Shubert e Bruckner, percebi que conheço mais sobre as músicas de compositores europeus do período renascentista, clássico e romântico, do que os compositores brasileiros. Neste sentido, aproveito o ensejo das comemorações dos 150 anos de nascimento do compostor brasileiro Ernesto Nazareth, para conhecer melhor a música brasileira, bem como os grandes nomes dos compositores que marcaram época, registraram história, e que precisam ser conhecidos e valorizados pelos brasileiros em geral.

    Poucos sabem, mas existe sim o “Tango Brasileiro”, e o grande expoente deste estilo musical é justamente Ernesto Nazareth, que nasceu no Rio de Janeiro, em 20 de março de 1863. Filho de Vasco Lourenço da Silva Nazareth, despachante aduaneiro, e Carolina Augusta da Cunha Nazareth, teve como local de nascimento a casinha identificada pelo nº 9, da Rua do Bom Jardim (atual Rua Vidal de Negreiros), num dos flancos do Morro do Nheco (depois chamado Morro do Pinto), entre os bairros de Santo Cristo e Cidade Nova. Em 1874, após o falecimento de sua mãe, que fora a primeira professora de piano, passou a receber lições de Eduardo Rodolpho de Andrade Madeira, amigo da família, e, mais tarde, de Charles Lucièn Lambert, afamado professor negro, de New Orleans, aqui radicado e grande amigo de Louis Moreau Gottschalk. Depois disso, seguiu sozinho, fazendo-se praticamente autodidata.

    Vale destacar, que Ernesto Nazareth nos deixou um legado de 211 peças musicais. Em 1877, aos 14 anos, compôs sua primeira música com o título "Você bem sabe", em estilo “polca-lundu”, dedicada a seu pai, pois o título na verdade é um recado ao pai, no qual “bem sabia” que a paixão de Ernesto era a música, a peça foi publicada em 1878. A partir daí, compõe quase que ininterruptamente e em 1893 compôs o seu primeiro grande sucesso, o tango “Brejeiro”, com o qual alcançou sucesso nacional e até mesmo internacional, sendo pulicada em Paris e nos EUA em 1914, inaugurando assim o gênero “tango brasileiro”, predominante em sua obra e que por isso o fez ser conhecido como “o rei do tango”, Mais tarde, por volta de 1910, é contratado para tocar na sala de espera do Cine Odeon, que ficou imortalizado por dar nome à sua peça mais famosa, o tango “Odeon”. Assim, eis as 02 obras mais famosas de Nazareth, “Brejeiro” e “Odeon”, ambas são de fato familiares a muitos brasileiros pois estão reconhecidamente imortalizadas no repertório da música brasileira. Certamente você já deve ter ouvido essas duas canções em algum lugar desse Brasil!


Brejeiro (Ernesto Nazareth) - Conjunto Época de Ouro




Yamandu Costa e Rogério Caetano tocam "Odeon"


   
    Apesar de ter negado durante muito tempo sua influência popular, Ernesto Nazareth pode ser considerado como “a ponte” entre dois mundos distintos: da tradição erudita e o da música popular. Mesmo com  técnica pianística fina, apurada e com estilo europeu, o compositor desenvolveu gêneros populares. A música das ruas do século XIX, como por exemplo: polcas, tangos, maxixes e choros, encontraram no piano de Nazareth uma releitura sofisticada, gênese de uma brasilidade própria, um modo de apresentar o Brasil na música.

   O Instituto Moreira Salles, em parceria com Musica Brasilis e Instituto Jacob do Bandolim criaram um site com vasto acervo digital das obras de Ernesto Nazareth, como ação comemorativa aos 150 anos de nascimento deste grande músico brasileiro. Clique aqui e acesse o referido site


    COMEMORAÇÃO EM VITÓRIA (ES)


  O SESC – ES, através do projeto “Sesc Partituras” realizará amanhã uma homenagem à Ernesto Nazareth.

Local: Igreja São Gonçalo – Centro – Vitória ES
Data: 14/04/2013 (Domingo)
Horário: 18h

Apresentação da pianista Cleida Lourencio



0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More