Prezados Alunos,
Na aula 11, o tema foi MARKETING !!! Compreendemos que Marketing é muito mais que realizar uma boa propaganda ou promoção, verificamos que existem muito mais "Ps" nessa história. Estudamos o conceito acadêmico e empresarial de marketing. Abordamos a importância da CRITATIVADADE e COMUNICAÇÃO. Verificamos experiências práticas de como AGREGAR VALOR ao produto para o CLIENTE, bem como a importância da satisfação e relacionamento com ele. Lembramos que Marketing é considerado um processo social, por isso é tema de estudo principalmente das Ciências Sociais, Administração, Economia e Ciências da Comunicação e Informação.
Com a participação dos alunos, discutimos sobre o PRODUTO, evidenciamos os quesitos de qualidade, opções, estilos, tamanhos, embalagens, garantias ao cliente, estética e marca. O Prof. Rodolpho Rangel exemplificou apresentando estudos de casos, como: As sandálias Havaianas --> Mudança de concepção do produto através de ações conjuntas e integradas de Marketing com muita qualidade ao longo dos últimos 15 anos. Lembramos de produtos que atigiram um elevado patamar de vendas, no qual "o próprio produto se vende", considerando a qualidade incontestável do produto. Enfim, foram vários exemplos!!!
O Professor demonstrou pelo menos 05 (cinco) formas de caracterizarmos o PREÇO, e solicitou aos alunos que no Plano de Marketing de sua Empresa, seja feito uma definição simples.
PROMOÇÃO, muitas vezes confundida com o próprio Marketing (mas não é só isso!!!), frisamos o aspecto da comunicação com caráter persuasivo, tradicional em promoções e propagandas. Declaramos vários exemplos em sala de aula sobre formas de realizar promoções, bem como as promoções mais conhecidas e inovadoras.
Verificando a necessidade de elementos para tornar disponível o produto ao consumidor, que vem a ser entendido como PRAÇA, composto fundamental o planejamento de Marketing. a Praça possui vínculo com a Logística Empresarial. Foi explixitado em sala de aula o exemplo da "História do Bambolê" no contexto dos EUA, na década de 30.
O Prof. Rodolpho Rangel chamou a atenção dos alunos que atualmente, no estudo do Marketing, existem muitos "Ps", mas o quinto P é muito importante: P de Pessoas!!! Sendo assim, relembramos os principais conteúdos da nossa aula sobre Gestão de Pessoas.
Por fim, o Prof. Rodolpho Rangel explicou o contexto histórico e econômico pré e pós 2ª Guerra Mundial, e o desenvolvimento do Marketing até os dias atuais. (Perspectiva Histórica), e assistimos ao vídeo de propaganda da cidade do Rio de Janeiro (RJ) para sediar as Olimpíadas de 2016. (êxito no objetivo de marketing)
Bons estudos!
0 comentários:
Postar um comentário